GRUPO DE ESTUDOS POLÍTICOS Práxis Revolucionária

Feito para estimular o Pensamento Crítico.

Estudos visando a Formação Política, Econômica e Social dos integrantes, dicas de Livros, Resenhas, dicas de Coletivos, dicas de Movimentos e Informações que possibilitam a Difusão da Consciência de Classe.

Sobre Nós



Esse Grupo de Estudos tem como proposta entender o mundo em que vivemos, suas constantes transformações e, por meio do incentivo ao Pensamento Crítico-Social e a Formação Política, descobrir qual o melhor rumo tomar.



Tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blog

Etiquetas

domingo, 11 de outubro de 2020

120 milhões de crianças e As Veias Abertas da América Latina


OPINIÃO


Anienne Nascimento é Médica Infectologista e trabalha também com Terapêuticas Energéticas. É Escritora, com dois romances de ficção publicados: "Memórias de uma Cortesã" e "Mocinha". Tem um Perfil no Instagram: @_aniennenascimento onde escreve, preferencialmente, sobre Literatura em geral e, atualmente, também sobre Política, desde que se tornou  Membro do Grupo de Estudos Políticos Práxis Revolucionária.




Olá, pessoas!
Vamos refletir um pouco? Nós, do Grupo De Estudos Políticos Práxis Revolucionária estaremos iniciando a leitura do livro As veias Abertas da América Latina de Eduardo Galeano na próxima segunda e quero trazer uma prévia.

O grupo já está em polvorosa! Ler na solidão é maravilhoso, mas ler em grupo... ah, se você nunca teve essa experiência não faz ideia do quanto se cresce! Desafie-se! Experimente! Há grupos para toda e qualquer tipo de leitura.

Pois bem, lendo a introdução: "120 milhões de crianças", pincei a parte que transcrevi abaixo porque vale muito à pena pensar sobre isso:

"É a América Latina, a região das veias abertas. Do descobrimento aos nossos dias, tudo sempre se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norteamericano e, como tal se acumulou e se acumula nos distantes centros de poder. TUDO: a terra, seus frutos e suas profundezas ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os recursos naturais e os recursos humanos."

O que você acha? Aproprie-se de sua parte nisso, do seu quinhão... Pesado? Dói, não é?

Sinto que esse livro é fluido e de fácil leitura, ao mesmo tempo que pesado em seu conteúdo.

Olhar-se... Encarar-se... Ver-se... Sempre dói, mas vale muito!

Um ótimo final de semana!


Por Anienne Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário