GRUPO DE ESTUDOS POLÍTICOS Práxis Revolucionária

Feito para estimular o Pensamento Crítico.

Estudos visando a Formação Política, Econômica e Social dos integrantes, dicas de Livros, Resenhas, dicas de Coletivos, dicas de Movimentos e Informações que possibilitam a Difusão da Consciência de Classe.

Sobre Nós



Esse Grupo de Estudos tem como proposta entender o mundo em que vivemos, suas constantes transformações e, por meio do incentivo ao Pensamento Crítico-Social e a Formação Política, descobrir qual o melhor rumo tomar.



Tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blog

Etiquetas

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O trabalhador é contra o comunismo, apenas se o ignorar!



OPINIÃO


Anienne Nascimento é Médica Infectologista e trabalha também com Terapêuticas Energéticas. É Escritora, com dois romances de ficção publicados: "Memórias de uma Cortesã" e "Mocinha". Tem um Perfil no Instagram: @_aniennenascimento onde escreve, preferencialmente, sobre Literatura em geral e, atualmente, também sobre Política, desde que se tornou  Membro do Grupo de Estudos Políticos Praxis Revolucionária.


 #PolíticaSeDiscuteSim 





O Grupo De Estudos Políticos Práxis Revolucionária está fechando a leitura do livro Curso Livre Marx Engels da Editora Boitempo.
.
Um ponto importante a se discutir é que o trabalho é uma atividade fundamental para o homem adulto que deve ter o direito de escolher o que lhe é mais aprazível e não ser submetido às necessidades do mercado, do dinheiro e do capital. Porém, o que temos é o homem utilizando sua capacidade de trabalhar para sobreviver, ou seja, vendendo sua "força de trabalho" para poder comer, vestir, morar... Na maioria das vezes, não gosta do q faz, mas é o que lhe sobra, faz para viver e o que é pior, se não se submeter fica à deriva. Outros virão em seu lugar.
.
"O capitalismo transformou o trabalho humano em força de trabalho, ou seja, em mercadoria."
.
É a única coisa que as pessoas, que não são donas dos "meios de produção", tem para vender e poder sobreviver nessa sociedade onde tudo se baseia na compra e na venda. Já os que tem "sorte" de serem patrões, pagam um mísero salário, e através dessa "força de trabalho" tem lucros enormes, enquanto que os que criam esses lucros não se beneficiam destes e ainda tem que brigar para ter alguns direitos trabalhistas.
.
Marx e Engels dizem que os trabalhadores precisam recuperar o verdadeiro sentido do trabalho, que é livre e autônomo e q as pessoas fazem porque se sentem bem e, dessa forma, o oferecem com prazer e também recebem o que necessitam, pois o outro também dá com prazer.
.
A liberdade, a autonomia, o lazer, o prazer, o bem viver não devem ser privilégios de ninguém, mas direito de todos e, no momento, uma mínima parte da humanidade os tem.
.
Dizem ainda que a atividade humana vital baseia-se em produzir bens que tenham uma verdadeira utilidade para o social, coisas que as pessoas precisam e se beneficiam, mas de uns tempos pra cá, devido ao capitalismo, produzimos bens, absolutamente, inúteis, quando não são destrutivos, como armamentos diversos distribuídos por todo o mundo. Pergunto: Com qual finalidade? Pensemos bem... Poder? Manter as coisas como estão? Manter os donos sempre os mesmos?
.
Quem seria contra a mudança da estrutura social? O trabalhador ? Será? Contra ele próprio? Contra nós mesmos?
.
O trabalhador é contra o comunismo, apenas se o ignorar!


Por Anienne Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário