OPINIÃO
Anienne Nascimento é Médica Infectologista e trabalha também com Terapêuticas Energéticas. É Escritora, com dois romances de ficção publicados: "Memórias de uma Cortesã" e "Mocinha". Tem um Perfil no Instagram: @_aniennenascimento onde escreve, preferencialmente, sobre Literatura em geral e, atualmente, também sobre Política, desde que se tornou Membro do Grupo de Estudos Políticos Práxis Revolucionária.
Continuamos com a leitura de As Veias Abertas Da América Latina no Grupo De Estudos Políticos Práxis Revolucionária e na discussão dessa semana comentamos que estávamos nos dando conta do quanto não conhecemos a América Latina. Na escola não aprendemos nada sobre isso. A verdade é que no Brasil temos uma educação, totalmente, voltada para a ideologia dominante que formata nossas crianças para aceitarem o que está posto sem questionar. Quanto menos se pensar por si mesmo, melhor. É, realmente, impressionante nossa falta de conhecimento, com relação à nossa história.
O capitalismo é o que conhecemos e está entranhado, profundamente, em nós. Fomos submetidos, desde a colonização, a uma política que sempre teve o objetivo de sabotar qualquer projeto de sociedade mais justa e com menos desníveis sociais. Como já falei várias vezes aqui, invadiram e tomaram nossas terras, nos exploraram e roubaram nossa matéria prima, além de submeter nosso povo, os indígenas, a trabalhos forçados ao seu bel prazer.
Resumindo a estratégia, de forma simples: nos roubam a matéria-prima que passa pela industrialização e depois nos vendem os produtos roubados anteriormente (caríssimos, diga-se de passagem). Incrível, não é mesmo? Assim é bom demais!! Conheço gente que aplaude e come a merda dos países imperialistas. Enfim... "gosto não se discute". Para estes, uma vida digna está relacionada a bens materiais e seu acúmulo. Parecem não estar muito preocupados com o todo, contanto que o seu esteja garantido.
E quanto à vitória do Biden? Sem dúvida temos um certo abalo na extrema-direita mundial, mas ao mesmo tempo, ele não seria a melhor escolha. Como um integrante do grupo de estudos disse: "a escolha era entre o ruim e o péssimo".
Estamos bem arranjados.
Esse ano de 2020... Eu hein... Bate na madeira!
Mais a frente em "A guerra da tríplice aliança contra o Paraguai aniquilou a única experiência exitosa de desenvolvimento independente" traz a triste história dessa guerra, em que o Brasil, a Argentina e o Uruguai se uniram para fazer o trabalho sujo de destruir o Paraguai, que era o único país da América Latina, com certa independência. Enquanto isso, a Inglaterra ficou no bem bom, esperando para colocar as mãos nos quatro países, sendo que já era dona dos três, faltava quebrar apenas o Paraguai.
No final, o Paraguai tinha uma baixa tão enorme, que sobraram, aproximadamente, 1/6 da população anterior. O país ficou, totalmente devastado, destruído. Pode-se comparar o que aconteceu com o Paraguai com um estupro. O país foi aberto à força, enquanto que o Brasil, a Argentina e o Uruguai ficaram devendo para a Inglaterra, não só as calças, como o próprio ânus (para ser bem educada).
A gente sabe que à medida que o tempo foi passando, fomos nos desconectando da Inglaterra e ficamos "escravinhos" dos EUA. Até hoje.
Tudo foi orquestrado no sentido de se utilizarem de nossas riquezas e nos jogarem os restos, as sobras... sempre... Nosso povo, sempre foi visto como animais irracionais que só servem para trabalhos forçados e se morrer? Tem problema não. Sempre tem que morrer alguém, né?
Por que cada povo não tem direito ao seu próprio lugar e suas riquezas? Por que tanta extorsão? Por que tanta exploração? Por que um ser humano é considerado melhor que outro e vai sugar e extenuar o outro como vampiros, parasitas que são? Por que tanto abate?
Por que "não" a um mundo melhor, gente?
O deus capital pode responder. Amém.
Por Anienne Nascimento


Nenhum comentário:
Postar um comentário