OPINIÃO
Anienne Nascimento é Médica Infectologista e trabalha também com Terapêuticas Energéticas. É Escritora, com dois romances de ficção publicados: "Memórias de uma Cortesã" e "Mocinha". Tem um Perfil no Instagram: @_aniennenascimento onde escreve, preferencialmente, sobre Literatura em geral e, atualmente, também sobre Política, desde que se tornou Membro do Grupo de Estudos Políticos Práxis Revolucionária.
O estudo do livro As Veias Abertas Da América Latina de Eduardo Galeano pelo Grupo De Estudos Políticos Práxis Revolucionária mostra que fomos saqueados desde os primórdios. A Bolívia foi alvo muito visado. Tinha muita riqueza e seu povo explorado e abusado.
.
Por que falar, especificamente, da Bolívia? Passemos para o hoje... Somos povos irmãos. Temos demandas parecidas. Também viveram uma Ditadura Militar, de 1971 a 1985 e lá o neoliberalismo também cresceu com força. Sua riqueza é p os países centrais, enquanto sua população sofre na miséria. A desigualdade e a instabilidade são profundas.
.
No início do milênio, o povo começou a se organizar. Uma das coisas mais esdrúxulas que gerou uma grande revolta popular foi o acordo que fizeram pra privatizar a água, o que prejudicaria, principalmente, se não apenas, os pobres. Queriam proibi-los, inclusive, de captar a água da chuva. Foi quando o povo se organizou e aconteceu a "Guerra da Água", com uma grande mobilização, em que resistiram à repressão e derrotaram o governo e esse acordo estúpido.
.
O povo se sentiu mais confiante, com algumas vitórias populares de 2000 a 2003. Evo Morales, que era uma liderança sindical filiado ao partido MAS, em 2005 foi eleito o primeiro presidente indígena da Bolívia, fruto da mobilização das massas. Houve avanços significativos para a população, mas a direita nunca aceitou isso e com o passar do tempo, o governo perdeu alguma popularidade, mesmo assim, concorreu à presidência em 2019, vencendo.
.
A partir daí, a extrema direita, com seu discurso elitista e racista, sob forte fundamentalismo religioso, organizou várias ações violentas, conseguindo interromper o mandato através de um golpe em novembro do mesmo ano (com os EUA por trás de tudo, claro). O país ficou sob massacre e violência política, além de enfrentar sua maior crise econômica. O povo lutou por 11 meses, quando aconteceu nova eleição para presidente e Luiz Arce do MAS venceu. Essa foi a resposta do povo, que conseguiu reverter o golpe.
.
Ontem, 05/11/20, o Presidente eleito sofreu um atentado à dinamite. Não houve mortos ou feridos, mas a violência e o desrespeito são a linguagem da extrema direita.
.
Fiquem atentos(as).
Por Anienne Nascimento


Nenhum comentário:
Postar um comentário