OPINIÃO
Anienne Nascimento é Médica Infectologista e trabalha também com Terapêuticas Energéticas. É Escritora, com dois romances de ficção publicados: "Memórias de uma Cortesã" e "Mocinha". Tem um Perfil no Instagram: @_aniennenascimento onde escreve, preferencialmente, sobre Literatura em geral e, atualmente, também sobre Política, desde que se tornou Membro do Grupo de Estudos Políticos Práxis Revolucionária.
Como já foi dito, nós do Práxis Revolucionária estamos lendo As Veias Abertas Da America Latina , o que está me deixando bastante reflexiva e melancólica.
.
Eduardo Galeano vai tecendo a história da vida real e mostrando por A + B, as atrocidades cometidas na América Latina pelos colonizadores. Ele vai descascando, sem máscaras ou glíter, as mazelas de cada país, os roubos, os sucateamentos e todas as formas de aproveitamento e a gente sempre levando a pior, desde os primeiros tempos até aqui.
.
Abaixo, uma parte que fala do Brasil e me chamou atenção, em especial:
.
"O açúcar arrasou o Nordeste. A úmida faixa litorânea, bem regada pelas chuvas, tinha um solo de grande fertilidade, muito rico em húmus e sais minerais, coberto de matas da Bahia ao Ceará. Esta região de matas tropicais se transformou, como disse Josué de Castro, numa região de savanas. Naturalmente nascida para produzir alimentos, passou a ser uma região de fome. Onde tudo brotava com vigor exuberante, o latifúndio açucareiro, destrutivo e avassalador, deixou rochas estéreis, solos lavados e terras erodidas."
.
Será que é preciso dizer mais alguma coisa?
.
Meu coração chora em nome dos nossos antepassados, em nome de mim mesma, em nome dos nossos descendentes.
.
Meu coração sangra em nome de terra tão rica, completamente, explorada.
.
Essa nossa terra...
Por Anienne Nascimento


Nenhum comentário:
Postar um comentário