OPINIÃO
Por Anienne Nascimento*
O primeiro livro a ser lido no ano pelo Grupo De Estudos Políticos Práxis Revolucionária é Germinal de Émile Zola que é uma ficção, mas traz a representação nua e crua da realidade.
Antes de escrevê-lo, Zola passou dois meses vivendo entre os mineiros na extração de carvão, como se fosse um deles. Experienciou os baixos salários, as moradias insalubres, a fome e tantas outras coisas.
Germinal é um romance histórico, publicado em 1885, que se passa no norte da França e mostra as condições de vida nos agrupamentos de mineiros e também a organização política e sindical da classe trabalhadora.
Abaixo uma passagem para refleitirmos. O diálogo acontece entre a esposa de um operário e pessoas que tem uma condição de vida melhor. Ela sai de casa arrastando dois filhos pequenos e esfomeados, dentre os sete que tem, para tentar conseguir comida, pois a familia passa fome e outras necessidades.
"-- Não me estou queixando. As coisas são assim, temos que aceitar, de nada adiantaria lutar, não mudaríamos nada, claro... O melhor mesmo é continuar trabalhando honestamente, como Deus quer, não é verdade, meus senhores?
O dono da casa aprovou-a com entusiasmo.
-- Com tais sentimentos, minha boa mulher, é que se vencem os infortúnios."
Há muitas frases populares que só fortalecem essa ideia, por exemplo:
"Tudo é como Deus quer."
"Deus ajuda a quem cedo madruga."
"Mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha, que um rico entrar no reino dos céus."
"Os últimos serão os primeiros."
"Quem espera sempre alcança."
E outras mais...
Vc concorda?
*Anienne Nascimento é Médica Infectologista e trabalha também com Terapêuticas Energéticas. É Escritora, com dois romances de ficção publicados: "Memórias de uma Cortesã" e "Mocinha". Tem um Perfil no Instagram: @_aniennenascimento onde escreve, preferencialmente, sobre Literatura em geral e, atualmente, também sobre Política, desde que se tornou Membro do Grupo de Estudos Políticos Práxis Revolucionária.


Nenhum comentário:
Postar um comentário